Com base nas experiências vivenciadas durante o ultimo presencial e nas leituras e discussões realizadas: elabore o esboço de um projeto de aprendizagem para ser contextualizado com os seus alunos.
O seu esboço deve contemplar os seguintes itens:
a) Tema gerador
b) Possíveis questões que podem ser investigadas pelo aluno a partir do tema gerador (quadro cognitivo)
c) Série(s) a(s) que se destina
d) Disciplina(s) envolvida(s)
e) Tempo previsto
f) Conteúdos a serem trabalhados
g) Objetivos de aprendizagem
h) Mídias e ou tecnologias a serem utilizadas
i) Critérios de avaliação,
Observação: Procure focar em seu plano aos conteúdos e os objetivos de aprendizagem previstos na matriz curricular para a série a qual você trabalha. A matriz do Ensino Fundamental está disponível na página do módulo.
OBS. Para fazer essa atividade você deve:
1. Ao clicar no link, rolar a barra de rolagem para visualizar a caixa de texto que fica no rodapé da página;
2. Digitar as informações que se pede e depois clicar em "Enviar mensagem"
ATIVIDADE – 7 – Análise do projeto do colega
É na compreensão de que as experiências que se realizam no coletivo ampliam e enriquecem o processo de construção do conhecimento é que vamos realizar essa próxima atividade.
Escolha um dos projetos elaborados pelos colegas e faça uma análise destacando os seguintes pontos:
O tema gerador
Está ligado às experiências prévias dos alunos e/ou a um problema possível de solução?;
Está bem delimitado?
A justificativa
Apresenta de forma clara:
A importância, e os motivos da realização do projeto?;
O problema a ser resolvido?;
A sua relevância para as pessoas envolvidas?
Os objetivos
Estão focados na aprendizagem do aluno?;
Expressam os conhecimentos, habilidades e hábitos (conteúdos) a serem assimilados pelo aluno?
As atividades programadas
Consideram a participação ativa do aluno?
Incentiva a pesquisa?
Apresenta algum aspecto inovador? Qual?
Propõe a utilização de diferentes recursos e fontes (mídias e tecnologias)?
Aspectos a melhorar e sugestões
ATIVIDADE 8 – Avaliando o papel do professor dinamizador
Nas atividades anteriores você pode refletir um pouco sobre a pedagogia de projeto de aprendizagem, já iniciado durante o presencial do módulo.
Agora vamos começar a pensar sobre o seu papel enquanto Professor DINAMIZADOR. de Tecnologias Interativas e o papel da escola enquanto indutora da mudança.
Para enriquecer ainda mais as nossas interações não se esqueça de ler os comentários dos colegas e fazer alguma intervenção escrevendo suas contribuições para a reflexão coletiva.
Abra o seu blog, crie uma NOVA POSTAGEM com o título “Diário de Bordo do módulo 4
Registre em seu diário as as atividades desenvolvidas, as suas dúvidas, certezas, percepções quanto ao seu trabalho, ao trabalho da professora, idéias, sentimentos, aprendizagens, etc.
Crie dentro de seu diário de bordo um local para relacionar suas dúvidas e curiosidades ligadas ao uso dos recursos utilizados na elaboração das atividades.
32 comentários:
Reflita sobre as seguintes questões:
1. Como você vê a sua atuação no acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelos professores de sua escola, enquanto articulador deste processo?
2.A sua escola tem incluído em suas pautas as discussões sobre a inserção das TIC no seu projeto pedagógico (PPP) e no planejamento diário do professor?
Boa tarde a todos! Minha atuação enquanto professora Dinamizadora no desenvolvimento de projetos na Unidade Escolar tem o papel de ajudar na inserção do uso das tecnologias variadas que possuimos na execussão das ações planejadas.O uso das tecnologias que minha escola possui, não está sendo incluido apenas no desenvolvimento de projetos, mas no dia-a-dia da escola.Elas se fazem presente desde o momento do planejamento do PPP, demais projetos e mesmo no plano diário. Como por exemplo:vídeo, internet, radio escola, datashow, filmadora, máquina fotográfica etc.O projeto executados contam com a parceria dos alunos, professores, coordenadores,dinamizadores, pois acreditamos no trabalho coletivo, na parceria e na ajuda mútua para a eficácia do ensino.
Como dinamizadora , percebo que as Tics vêm auxiliando bastante os professores no sentido de melhorar o ensino, contudo por mais que estejamos na era da tecnologia , existe ainda vários professores que não conseguem utilizar da tecnologia como sua aliada e creio que nesse momento se faz necessário o dinamizador como mediador , estimulador, facilitador dessa integraçaõ professor/tecnologia.Na escola que trab alho o uso é até certo ponto satisfatório, entretanto penso que o objetivo do professor em utilizar esses recursos deveriam ser maiores e mais fundamentados do que parecem ser.
O professor dinamizador tem um papel fundamental para o desenvolvimento de projetos da unidade escolar. Ele vincula-se, diretamente, à Equipe Pedagógica da Escola da qual é um colaborador, Seria interessante se todos na escola se envolvessem mais com o trabalho do dinamizador, para que o processo de ensino e aprendizagem fosse mas eficaz, nem sempre sua função é entendida pela gestão escolar, creio se cada um desenvolvesse seu trabalho, auxiliando uns aos outros a escola só teria a ganhar, mas infelizmente as atividades que seriam dos professores acabam sendo desempenhadas pelo dinamizador, não acontcem em forma de colaboração.
O uso das TICs na minha escola (Barão de Mossâmedes),vai além dos acompanhamentos dos Projetos, claro que segue as propostas do PPP e do PDE, acompanha todas as ações dos professores diante de planejamento em equipe, havendo o registro de tudo que acontece, coleta de fotos, videos para produção de trabalhos. Além de incentivar os professores no uso das TICs para um melhor desempenho ensino aprendizagem.
É de suma importância o professor dinamizador na escola. Atraves dele o aluno pode compreender melhor o uso da internet, não apenas no uso de blog, orkut, you tube..ele pode experimentar, criar novas experiencias. A maior dificuldade é integrar toda UE no processo, em minha escola são poucos os professores que planejam para usar o laboratorio. O que dificulta um pouco meu trabalho, pois os alunos não saber o que fazer, no geral ficam só nas pesquisas. Mas gosto de auxilia-los e sempre dou-lhes dicas de como enriquecer suas atividades.
É Certo que somos mediadores do conhecimento do uso das tecnologias, mas os professores necessitam aprimorar sua prática para usar pedagogicamente essas tecnologias e que fiquem a favor da construção do conhecimento, permitindo que as ferramentas sejam usadas metodologicamente, Assim o papel do dinamizador nã ofica articulado com a proposta pedagógica da escola
Como dinamizadora procuro sempre estar incentivando e ajudando os professores a utilizarem todos os matérias tecnológicos que a escola possui, embora há muitos que por ter dificuldade e não gostar de certas tecnologias sente dificuldade de trabalhar com os alunos e as vezes até evita, porém procuro estar incentivando e ajudando o máximo que posso.
Quanto a minha atuação nos projetos desenvolvidos busco ser articulador inserindo as TCis em todos eles, na minha escola nossa grande prioridade vem sendo as tecnologias, a pouco tempo conseguimos montar nosso laboratório de informática, nunca tínhamos ganhado os DVD da TV escola e de tanto corremos atrás agora já temos o kit completo, compramos TV,DVD novos.
Este ano é meu segundo semestre como dinamizadora e estou muito feliz porque estou vendo o progresso do meu trabalho e a cada dia vejo que os professores estão buscando mais os meios tecnólogos para melhor a qualidade de suas aulas e os alunos estão adorando e isso é muito gratificante.
Tem o papel de auxiliar os na construção e planejamento das aulas utilizando as tics, promoverem a inclusão digital da comunidade escolar como um todo. Este processo deve acontecer a partir de uma proposta pedagógica consistente. Deve manter sempre o foco no aluno em quanto sujeito da construção de seu conhecimento de forma criativa. Muitos desses não consegui promover esta inclusão digital não por falta de capacidade, mas, falta de integrar as mudanças do dia a dia na escola auxiliando os professores e alunos no alcance dos objetivos traçados na ação pedagógica.
No cotidiano da escola como dinamizador instrumento na ação pedagógica, tendo por finalidade auxiliar professores e alunos no alcance dos objetivos traçados para cada conteúdo em estudo. Desta forma, a introdução destes recursos devem ser criativa, proporcionando ao aluno, mas diversidade e abrangência na utilização do kit mídia. Fatores esses motivacionais na ação pedagógica da escola. Dinamizar o processo já existente manter a utilização de manutenção e funcionamento dos computadores, TV, vídeos, DVD e demais aparelhos tecnológicos existentes na escola mantendo sempre o foco no aluno.
O dinamizador é o mediador do uso das tecnologias e mídias na escola. Sob esta ótica, sua função vai além do laboratório de informática, tal amplitude exige competências que vão além do uso e socialização dos recursos tecnológicos que a escola dispõem entre os professores e coordenadores pedagógicos. Exige buscar alternativas de que possibilitem o uso integrado destes recursos no cotidiano da escola, estou em formação continuada para melhorar minha atuação enquanto mediadora do uso pedagógico das midias e tecnologias na escola.
Olá colegas, minha função enquanto dinamizadora das Novas Tecnologias na escola em que trabalho é a de dar suporte tecnologico às varias ações dos Projetos que minha unidade escolar possui, principalmente dando apóio nos trabalhos realizados na sala de video e LIE incentivando sempre o uso das TICs.O uso das TICs na minha escola tem sido assunto das pautas para elaboração do PPP, os professores planejam suas aulas usando com frequencia as tecnologias.
Minha atuação enquanto dinamizadora tem uma proximidade grande com as da colega Divina Lucia. Sempre ajudo a desenvolver açoes em minha escola e sou sempre solicitada para participar em tudo que envolve as TICs. A discussao tem sido pauta frequente no PPP. Porem, como sabemos e ja discutimos nas aulas presenciais, alguns professores ainda possuem resistencia a essa realidade digital, pois ainda sao "analfabetos digitais" e nao se dispoem a serem "alfabetizados". Contudo, considero que tenho tentado, dia-a-dia, articular o ensino as midias. Paulatinamente, penso que as escolas tem percebido o papel e a importancia dos dinamizadores de midias, atuando juntamente com eles na ânsia de uma educação de qualidade.
É de suma importância o papel do dinamizador na escola, auxiliando e enriquecendo o trabalho do corpo docente, como também dos demais funcionários. Na minha escola os professores vem trabalhado bem no LIE, desenvolvem projetos, trabalhos, palestras, eventos com uso das TICs. Os alunos mostram maior interesse e compromisso ao estar antenados no mundo tecnológico.
Minha escola tem incluído uso da TIC no PPP e também no planejamento diário do professor, somente assim estamos desenvolvido um bom trabalho.
Eu quanto dinamizadora devo ter uma proximidade muito grande com cada aluno, desenvolvendo, açoes, questoes, conteudos, ideias de como o meu papel e fundamental para o desenvolvimento dos meus alunos na escola. Meu trabalho e muito solicitado no envolvimento com a TICs e tambem no conselho escolar. Muitos colegas estao sendo alfabetizados digitalmente atraves de mim e outros que ja sao alfabetizados eles possuem uma garra e força de aprender muito grande. Pois os metodos de ensino estao passando a ser todos informatizados.
Como dinamizadora procuro desempenhar o meu papel, fazendo o acompanhamento das TIC, bem como do trabalho pedagógico dos professores, auxiliando-os quando necessário no processo ensino aprendizagem dos alunos, incentivando-os, registrando os trabalhos, e zelando para a conservação do patrimônio público, principalmente dos equipamentos que ficam sob minha juristição.
De acordo com as Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino de Goiás 2009/2010 - disponível no site: http://www.see.go.gov.br/educacao/index.asp, a função do Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação vincula-se, diretamente, à Equipe Pedagógica da Escola da qual é um colaborador, tornando-se professor responsável pelo desenvolvimento das atividades peculiares à função.
Cabe ao Professor Dinamizador elaborar plano anual de atuação junto à equipe gestora, para uso das TICs no contexto da unidade escolar; organizar, junto ao coordenador pedagógico da escola, a utilização do kit TV Escola, do laboratório de informática e de outros kits tecnológicos, em atendimento aos projetos dos professores e estudantes; Participar da construção do projeto político pedagógico da escola e das ações de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular, com a finalidade de articular as ações pedagógicas desenvolvidas com o uso das tecnologias educacionais disponíveis na unidade escolar; estimular e apoiar a equipe escolar, no uso das tecnologias interativas aplicadas à educação (TV, vídeo, computador, rádio, dentre outros); constituir documentação e organizar oficinas, visando a interpretação e a produção de vídeos, fitas cassete, fotografias, cartazes e outros materiais educativos, bem como, registrar a saída e a devolução do material sob sua guarda; orientar a Equipe quanto aos processos de produção de vídeos, fitas cassetes, fotografias, cartazes e outros materiais educativos; divulgar formas de acesso a materiais educativos impressos, como fonte de informação complementar, ligada à sua área de atuação: jornais, revistas e outros; zelar pela boa manutenção dos equipamentos e materiais educativos utilizados na sua área de atuação, fornecendo à Equipe Gestora e ao NTE, dados e informações sobre os problemas encontrados e acompanhar o andamento das medidas corretivas programadas e elaborar relatório trimestral relativo aos trabalhos desenvolvidos, avaliá-lo, analisando-o com o coordenador pedagógico.
No colégio que trabalho busco destacar que o uso das TICs torna a aprendizagem mais significativa, e isso tem sido acatado com muito elogio tanto da direção, como dos professores e alunos, que tem tornado esse projeto um sucesso.
A função do Professor Dinamizador consiste em: elaborar plano anual de atuação junto à equipe gestora, para uso das TICs no contexto da unidade escolar; organizar, junto ao coordenador pedagógico da escola, a utilização do kit TV Escola, do laboratório de informática e de outros kits tecnológicos, em atendimento aos projetos dos professores e estudantes; Participar da construção do projeto político pedagógico da escola e das ações de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular, com a finalidade de articular as ações pedagógicas desenvolvidas com o uso das tecnologias educacionais disponíveis na unidade escolar; estimular e apoiar a equipe escolar, no uso das tecnologias interativas aplicadas à educação (TV, vídeo, computador, rádio, dentre outros); constituir documentação e organizar oficinas, visando a interpretação e a produção de vídeos, fitas cassete, fotografias, cartazes e outros materiais educativos, bem como, registrar a saída e a devolução do material sob sua guarda; orientar a Equipe quanto aos processos de produção de vídeos, fitas cassetes, fotografias, cartazes e outros materiais educativos; divulgar formas de acesso a materiais educativos impressos, como fonte de informação complementar, ligada à sua área de atuação: jornais, revistas e outros; zelar pela boa manutenção dos equipamentos e materiais educativos utilizados na sua área de atuação, fornecendo à Equipe Gestora e ao NTE, dados e informações sobre os problemas encontrados e acompanhar o andamento das medidas corretivas programadas e elaborar relatório trimestral relativo aos trabalhos desenvolvidos, avaliá-lo, analisando-o com o coordenador pedagógico.
Como Professora dinamizadora procuro conscientizar a comunidade escolar da importância de trabalhar com as TCIS, pois, acredito que esse é o caminho para alcançarmos a qualidade na educação. No colégio que trabalho grande parte tem abraçado essa causa.
Procuro cumprir meu papel como dinamizadora auxiliando professores e alunos quanto ao uso das TICs. A grande maioria dos professores têm resistência ao uso das tecnologias e essa é uma grande dificuldade que eu sinto. Em minha escola sinto resistência também do grupo gestor e professores quanto ao real papel do dinamizador, já que tenho que atuar sozinha no atendimento aos alunos e auxiliá-los em pesquisas e suas dificuldades. Espero que transformem essa visão e, com isso possa atuar como articuladora das atividades desenvolvidas pelos professores no LIE.
O dinamizador deve ser atuante, participar da construção do projeto político pedagógico da escola e das ações de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular, com a finalidade de articular as ações pedagógicas desenvolvidas com o uso das tecnologias educacionais disponíveis na unidade escolar; estimular e apoiar a equipe escolar, no uso das tecnologias interativas aplicadas à educação (TV, vídeo, computador, rádio, dentre outros); constituir documentação e organizar oficinas, visando a interpretação e a produção de vídeos, fitas cassete, fotografias, cartazes e outros materiais educativos, bem como, registrar a saída e a devolução do material sob sua guarda; orientar a Equipe quanto aos processos de produção de vídeos, fitas cassetes, fotografias, cartazes e outros materiais educativos; divulgar formas de acesso a materiais educativos impressos, como fonte de informação complementar, ligada à sua área de atuação: jornais, revistas e outros; zelar pela boa manutenção dos equipamentos e materiais educativos utilizados na sua área de atuação, fornecendo à Equipe Gestora e ao NTE, dados e informações sobre os problemas encontrados e acompanhar o andamento das medidas corretivas programadas e elaborar relatório trimestral relativo aos trabalhos desenvolvidos, avaliá-lo, analisando-o com o coordenador pedagógico.
Transmitir de forma clara e confiante para sua equipe a importância no usos das TICs torna a aprendizagem mais significativa, pois o sucesso do laboratório depende do dinamizador.
Enquanto dinamizadora do período vespertino no Col. Est. Dom Abel em Heitoraí, percebo a importância de uma contínua formação em utilização de TICs na educação para um bom desempenho de minha função. Pois a maioria dos alunos já estão familiarizados com o uso das novas tecnologias que se evoluem muito rápido.
A grande dificuldade, como já foi discutido em nossos presenciais e também por parte de alguns colegas nesta atividade, é o fato de que alguns professores ainda não possuem domínio das novas tecnologias e assim resistem a trabalhar com as mesmas.
Outro fator que dificulta é a indisponibilidade dos professores em planejar suas aulas com a colaboração do dinamizador, o que acarreta em utilização inadequada, resultanto apenas em cópias de conteúdos da internet.
Entretanto, juntamente com nossa equipe gestora e minha colega Celma, que é dinamizadora no período matutino, temos feito um trabalho de divulgação e incentivo ao uso das TICs. Estamos também, programando oficinas com o objetivo de desenvolver a habilidade digital de nosso corpo docente, para que os recursos tecnológicos existentes em nossa unidade possam ser melhor explorados.
Vejo minha atuação no acompanhamento dos projetos como uma das várias missões da minha responsabilidade, tenho dado suporte em tudo e em todos os projetos que posso, e um pouco mais. A minha escola tem incluido sim nas pautas o uso das tics, tem ampliado material didático para qualificação das aulas. Hoje temos 02 data-shows, 23 computadores, 01 filmadora e um notebook para levar aos pátios e outros ambientes fora do LIE. 03 televisões, vídeos...
Infelizmente só algumas escolas possuem Laboratório de Informática,para que insentivassem os professores a interessarem pela área e também pela funcção de Professor Dinamizador, que é uma das peças mais importante da Escola para desenvolver os projetos das mídias de Tecnologias.
O professor dinamizador tem a responsabilidade de montar um projeto INCLUSÃO DIGITAL para a comunidade Escolar e seus familiares, com a proposta de utilizar o COMPUTADOR e seus recursos na vida moderna, visando aprimorar cada vez mais essas aplicações do futuro tão necessário para acompnhar a evolução desses processos tecnoló-
gicos. Como Professor Dinamizador
procuro fazer o que posso dentro das minhas limitações para atender
minha Escola, porque é atuando que
vamos adquirindo conhecimento.
Na medida do possível, procuro orientar e auxiliar os professores na elaboração de projetos inserindo as midias e tecnologias no trabalho com o aluno e sala de aula. Sempre nas reuniões e planejamentos discutimos e apresentamos metodologias e atividades para o uso das tics.
Como Dinamizadora, percebo que as TICs vêm auxiliando bastante os professores no sentido de melhorar o ensino/aprendizagem.
Minha função como dinamizaora está ligada diretamente , `a Equipe Pedagógica da Escola colaborando com a elaboração de projetos utilizando as TICs.
Participando da construção do projeto político pedagógico da escola e das ações de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular, com finalidade de articular as ações pedagógicas desenvolvidas com o uso das tecnologias educacionais disponíveis na unidade escolar;
Estimular e apoiar a equipe pedagógica , no uso das tecnologias interativas aplicadas à educação (TV,vídeo, computador, câmera digital retroprojetor,);
Construir documentação e organizar oficinas ,visando a interpretação e a produção de vídeos, fotgrafias.
Registrar a saída e a devolução do material e zelar pela boa manutenção dos equipamentos e materiais educativos utilizados, fornecendo ``a Equipe Gestora" e ao NTE, dados e informações sobre os problemas encontrados;
Elaborar relatório trimestral relativo aos trabalhos desenvolvidos, avaliá-los, analizando-o com o cordenador pedagógico.
No colegio que trablho tenho procurado auxiliar os professores na medida do possível a empregar a tecnologias para o bom desempenho acadêmico de nossa clientela (alunos).
Como Dinamizadora, percebo que as TICs vêm auxiliando bastante os professores no sentido de melhorar o ensino/aprendizagem.
Minha função como dinamizaora está ligada diretamente , `a Equipe Pedagógica da Escola colaborando com a elaboração de projetos utilizando as TICs.
Participando da construção do projeto político pedagógico da escola e das ações de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular, com finalidade de articular as ações pedagógicas desenvolvidas com o uso das tecnologias educacionais disponíveis na unidade escolar;
Estimular e apoiar a equipe pedagógica , no uso das tecnologias interativas aplicadas à educação (TV,vídeo, computador, câmera digital retroprojetor,);
Construir documentação e organizar oficinas ,visando a interpretação e a produção de vídeos, fotgrafias.
Registrar a saída e a devolução do material e zelar pela boa manutenção dos equipamentos e materiais educativos utilizados, fornecendo ``a Equipe Gestora" e ao NTE, dados e informações sobre os problemas encontrados;
Elaborar relatório trimestral relativo aos trabalhos desenvolvidos, avaliá-los, analizando-o com o cordenador pedagógico.
No colegio que trablho tenho procurado auxiliar os professores na medida do possível a empregar a tecnologias para o bom desempenho acadêmico de nossa clientela (alunos).
Bom, meu trabalho como dinamizadora tem melhorado muito, porém, ainda preciso buscar maior conhecimento e prática com as tecnologias. Mas diante do que já sabia e do venho aprendendo, procuro auxiliar, acompanhar e orientar os alunos que utilizam do laboratório de informática para seus trabalhos escolares mais corriqueiros até aos projetos de aprendizagens de maiores amplitudes dos professores. Percebo que apesar de haver muitos professores com dificuldades para trabalhar seus projetos, usando as tecnologias, vem crescendo a cada dia novos trabalhos de aprendizagem utilizando recursos variados de tecnologia e isso, ao meu ver, é uma grande conquista de todos nós educadores e alunos.
Eu não trabalho diretamente em um laboratório de informática, mas como dupla pedagógica, posso acompanhar o trabalho das dinamizadores da Escola da qual trabalho, no caso - Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira, com as meninas: Maria Madalena e Elza Maria, as quais desenvolve muito bem os seus trabalhos, fazendo acompanhamento dos projetos, dos planejamentos e das atividades em sala de aula. Nas visitas que fazemos na Escola percebemos o quanto as dinamizadoras fazem um bom trabalho.
Minha função enquanto dinamizador das Novas Tecnologias na escola em que trabalho é a de dar suporte tecnologico às varias ações dos projetos que minha unidade escolar possue, principalmente dando apóio nos trabalhos realizados na sala de video. Embora minha escola ainda não dispõe de internet, vejo com grande preocupação o desenvolvimento dos projetos.
A grande dificuldade, como já foi discutido em nossos presenciais e também por parte de alguns colegas nesta atividade, é o fato de que alguns professores ainda não possuem domínio das novas tecnologias e assim resistem a trabalhar com as mesmas.
Às vezes alguns colegas pensam que é fácil ser dinamizador, que temos tempo para navegar livremente na internet ainda no frescor do ar condicionado. Só quando acompanham nosso trabalho mais de perto é que percebem quantas coisas temos que realizar! Que muitas vezes não conseguimos fazer o melhor, pela variedade de atividades cotidianas à nossa função. Mas é um trabalho compensador, quando vemos o resultado positivo na aprendizagem do aluno, quando esse aluno demonstra crescimento:atitudes, habilidades e posturas de cidadão crítico e consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade. Concordo com a colega Célia, quando diz que acredita no trabalho de equipe, na parceria, na ajuda mútua para um trabalho de qualidade na UE. Nós dinamizadores precisamos buscar sempre conhecer mais das tecnologias para dar melhor suporte aos professores.
Apesar de ainda ter alguns professores com dificuldade para trabalhar projetos ou mesmo planejar suas aulas com o uso das tecnologias, vejo uma grande vontade e interesse em vivenciar e executar atividades no laboratório de informatica, principalmente, com pesquisas e jogos didáticos que aprimoram o raciocinio e a percepção lógica das coisas. Meu trabalho como dinamizadora se faz no auxilio e orientação no uso das Tics, bem como, contribuir didaticamente na realização dos projetos de aprendizagens com o uso da internet, datashow e outros. Ao mesmo tempo aprendo com os trabalhos realizados pelos professores no LIE e tambem aprendo muito com as atividades realizadas pelos alunos, pois, esses tem uma grande facilidade para lidar com o mundo digital.
Minha atuação enquanto professora Dinamizadora no desenvolvimento de projetos na Unidade Escolar tem o papel de ajudar na inserção do uso das tecnologias .O uso das tecnologias , está incluido no desenvolvimento de projetos.Elas se fazem presente desde o momento do planejamento do PPP, demais projetos e mesmo no plano diário. Como por exemplo:vídeo, internet, máquina fotográfica etc.O projeto executados contam com a parceria dos alunos, professores,coordenadores,dinamizadores, pois acreditamos no trabalho em equipe.
Postar um comentário