- Abra o seu blog, e crie uma “Nova postagem” com o título “Quadro cognitivo”
- A partir do que foi estudado durante o presencial sobre Projeto de Aprendizagem:
- Descreva as suas “Certezas Provisórias” (o que você sabe sobre esse assunto);
- Descreva as suas “Dúvidas temporárias” (o que você não sabe sobre esse assunto)
ATIVIDADE 2 –Fundamentos da metodologia de projetos de aprendizagem
Clique no link abaixo, acesse o texto de Elizabeth Almeida e conheça a nova prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos:
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de, PUC/SP, Projeto: uma nova cultura de prendizagem, Julho, 1999.
ATIVIDADE: 3 – Discussão no Fórum
Entre no link abaixo para participar do Fórum:
Fórum sobre projeto de aprendizagem
Obs.Para participar do Fórum você deve:
1. Clicar na caixinha de texto "Faça um comentário" (lado direito da tela);
2. Digitar o seu texto -
3. Digitar o seu e-mail e senha do gmail
3. Clicar em "Publicar comentário"
ATIVIDADE 4 - Leitura sobre mapa conceitual
Você sabe o que é um mapa conceitual? Não? Clique no link abaixo e confira alguns conceitos e definições:
Mapa conceitual 1 – Mapa conceitual 2
ATIVIDADE 5 - Elaboração de um mapa conceitual
a) Vamos criar um mapa conceitual?
Abra o editor de slides (Impres ou Power Point)
A partir das experiências vivenciadas durante o presencial e das leituras realizadas sobre “Projeto de aprendizagem”: elabore um Mapa Conceitual utilizando um dos aplicativos acima citados: Editor de slides(Power Point ou Impres).
Salve o arquivo em seu computador com o seguinte título: mapa_conceitual_seunome. Ex: mapa_conceitual_cecilia;
b) Entre no GoogleDocs com seu login e senha do gmail e publique o arquivo do mapa conceitual.
Agora vamos colocar esse material como link em um Post (Postagem) em seu blog?
Copie o endereço do arquivo (depois de publicado no GoogleDocs);
1. Abra o seu blog e crie uma NOVA POSTAGEM com o título: Atividade 5 - Mapa conceitual
2. Na caixa de texto da postagem digite Mapa conceitual - Selecione esse título;
3. Com o título Mapa conceitual selecionado - clique no ícone “Link” (uma imagem verde de uma corrente) que se encontra na barra de ferramentas da janela de Postagem - ao lado do ícone (T maiúsculo) "Cor de texto". Passando o mouse sobre os icones você descubrirá.
4. Ao clicar no ícone de link aparecerá uma janela com o título “Digite um URL:”delete (apague) o texto http:// que aparece na caixa e depois cole o endereço que você copiou do mapa conceitual que você publicou no GoogleDocs nesta caixa de texto.
c) Não se esqueça de publicar a sua postagem.
Atividade 6 - Elaboração do diário de bordo
Abra o seu blog, crie uma NOVA POSTAGEM com o título "Diário de bordo da semana de 25 a 31/01/2010".
Registre nele:
- As suas dúvidas;
- Descobertas;
- As suas maiores dificuldades e o que você está fazendo para superá-las;
- As relações do que foi estudado com as suas experiências anteriores, etc.
Estamos reiniciando o ano letivo e muitas escolas provavelmente já estarão planejando as suas novas ações.
Durante a oficina de "Projeto de Aprendizagem" que realizamos no presencial refletimos sobre alguns pressupostos fundamentais na metodologia de projetos de aprendizagem.
Por isso quero convidá-los a pensarmos juntos uma proposta interessante que esteja em consonância com os principios estudados, para ser aplicada este ano com o seu aluno no LIE - laboratório de informática Educacional.
Esta atividade será elaborada na próxima semana. Mas vamos começar desde já a tecer alguns fios de idéias para o planejamento?.
Qualquer dúvida entre no link "Tire dúvidas" da primeira página do módulo"
50 comentários:
Compartilhe com seus colegas os pontos relevantes no desenvolvimento de projetos de aprendizagem apresentados por Maria Elizabeth no texto: "Projeto; uma nova cultura de aprendizagem" e outras referências que você já traz. O que muda no trabalho com projetos de aprendizagem?
Destaque aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos;
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida “A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.”
O que muda no trabalho com projetos de aprendizagem é metodologia que proporcionará um ambiente de interação criado para promover a construção de saber do aluno com base no seu conhecimento prévio,onde professor e aluno tem autonomia para desenvolver esse processo aprendizagem. Com certeza isso é algo desafiador tanto para o professor quanto para o aluno e ambos devem e precisam ser preparados para essa mudança.
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida afirma no seu texto que o trabalho com projetos permite uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações-problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Pensando nesta abordagem, me preocupa mais ainda o papel do professor, sua importância enquanto mediador nessas reflexões!!!!! E assim ainda persiste minhas dúvidas... e a metodologia que no momento da elaboração me perco!
Cristiene... Boa noite!
sua contribuição ja me deu uma luz!
vou pensar melhor na metodologia!
Uma das dificuldades de trabalhar com projeto aprendizagem é a utilização de recursos metodológicos diversos na minha prática de ensino, mas com troca de experiência e sem medo de desenvolver o projeto na sala de aula podemos aprender a enfrentar e superar essas dificuldades, e encontrar no projeto nosso maior aliado a aprendizagem significativa do aluno. Podemos não acertar, mas devemos começar, concordam comigo?
Cilede concordo plenamente, pois quando começamos a colocar em prática um projeto, mesmo com medo, o acerto é certo, temos garantia de sucesso na certa. Já tive o prazer de desenvolver Sarau na escola municipal e foi show. Parabéns pela colocação e vamos nos encorajar e aplicar projetos e mais projetos na vida profissional. Sucessos!!!
estamos finalizando as atividades do módulo, que pena!! Assunto interessante, deveriamos ter discutido, contribuído,"aparecido" mais!
Segundo Elizabeth Bianconcini de Almeida " Aprática pedagógica por meio de desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem"
Trabalhar com projetos respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Não é o professor quem planeja para os alunos executarem, ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem.
FORUM: Projeto de Aprendizagem;
Trata-se de uma nova cultura do aprendizado, é uma mudança radical; onde sera desenvolvidas habilidades de aprender a aprender. Um novo esboço será elaborado na escola, com maior flexibilidade e abertura ao imprevisível. O professor é consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo de aprendizagem do aluno.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida “A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias"
Ao trabalhar com o projeto de aprendizagem, muda a metodologia onde ira propoprcionar um ambiente criado para promover o saber do aluno com base no seu conhecimento previo e relevando tudo o que ele sabe, tudo isso é algo desafiador tanto para o professor, quanto para o aluno.
E devemos estar preparados para essas mudanças.
De acordo com a leitura do texto de Elizabeth Bianconcini de Almeida " A prática pedagógica através de projetos proporciona um aprendizado ativo ao educando ao professor e as diversas tecnologias que encontramos no processo ensino aprendizagem além de todas as redes que estão dispostas no ambiente de aprendizagem.
Quando vamos utilizar em sala projetos temos como objetivo respeitar as distintas formas trabalho e ritmos dos alunos desde sua elaboração, como na definição do tema, levantamento das problemática a serem pesquisadas. Este é um trabalho feito em equipe sendo ela composta por alunos e professores, mas não deixo de dizer que é muito complicado chegar nesta fase final com tanto sucesso como esta descrito. Ainda tenho muita insegurança.
Segundo Maria Elizabeth Biancocini de Almeida A pratica pedagogica por meio de desenvolvimento de projetos é uma de conhecer a educação que envolve o aluno,o professor e so recursos disponiveis inclusive as novas tecnologias.
Trabalhar com projetosrespeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problematica a ser investigada.
Não é o professor que planeja para os alunos executarem, ambos são parceirros e sujeito de aprendizagem.
Cristiane, concordo com vc, achei perfeita sua opinião sobre as praticas pedagogicas em projetos. Realmente o que muda nos projetos é a metodologia que proporcionara um ambiente de interação.... E clato que com as TIC's o resultado será melhor.
Acredito que ao desenvolver um projeto de aprendizagem o professor
deve estar apto; para mediar tal atividade; visto que é muito complexa; em conteúdos, metodologias, experiências, e ainda paralelo com a atualidade e os recursos da mídia... Ou seja é abrangente, então requer uma visão crítica e ser consciente quanto a necessidade de ser um pesquisador assíduo e permanente em todos os aspectos referentes ao exercício do projeto; para obter sucesso no processo de ensino aprendizagem; que na verdade é eficaz desde que seja praticado em parceria desde a elaboração à efetivação da prática; é realmente uma atividade para alcançar sucesso na rotina, da sala de aula, desde que bem sistematizada.
Sobre a prática do trabalho em sala com projetos, acredito ser de suma impotância, os projetos quando bem planejados facilitam a aprendizagem.Gostaria de relatar sobre um projeto que desenvolvi em sala sobre um documentário feito em nossa cidade que diz respeito a vida e obra do maestro João Ribeiro do Cd Veneno.O porjeto utilizou-se de vários recursos tecnológicos como TV, DVD,Som, Cumputador, Internet, entre outros recursos e programas.O trabalho desenvolvido foi muito prazeroso, os alunos se mostraram entusiasmados em participar da construção do mesmo, assistindo o documentário, fazendo pesquisa, montando power point, ou seja, fizeram uma viagem ao túnel do tempo.Quanto aos saberes pedagógicos creio que foi uma construção compartilhada onde aprendemos juntos, salientado que os recursos tecnológicos usados trouxeram grandes contribuições facilitando a efetivação do projeto.
Lendo o texto de Maria Elizabeth, percebemos que o ensino por meio de projetos torna-se um ensino de qualidade, ao mesmo tempo que oportuniza aos alunos e professores refletir sobre situações problemas e juntos buscarem soluções mais adequadas. Havendo com isso maior articulação na prática pedagógica e integração das diversas áreas do conhecimento, o que possibilita aos envolvidos uma reflexão contextualizada dos acontecimentos e situações.
É inovador a aprendizagem com a prática de projeto e ao mesmo tempo desafiador devido a tantos critérios a se observar e analisar; para estar exercitando essa prática; e para tanto é preciso estar apto a tudo que envolve a elaboração do mesmo; com intuito de sucesso. Mas, preciso muita consciência ao propor tal trabalho; estar pronto para desafios; que é muito bom realizar na verdade; ainda mais poder chamar a atenção dos alunos de hoje.Precisamos realmente estar efetivando tal capacitação; para estarmos efetivando metodologias acompanhadas com recursos de mídia.
Legal o texto. Analisando percebi que já estamos trabalhando como o projeto de aprendizagem, como vc comenta Cecília, realmente o que muda e a forma de trabalhar. O trabalho em equipe é, sem sombra de dúvidas enriquecedor, gratificante. É, segundo o texto, um processo que envolve a participação, construção, cooperação do professor com o aluno e demais participantes, respeitando as diferenças. Como ninguém é dono do saber, ambos são parceiros no projeto de aprendizagem.
Parcipação de Divina Lúcia
Observação: Cecilia estou com problema no meu e-mail.
Ao ler o texto de Elizabeth, percebo que temos então uma nova oportunidade de obter uma nova cultura de aprendizagem por meio de Projetos.Oportunizando o professor de conhecer melhor seus alunos, estar em maior contato com as novas tecnologias para que seja criado um ambiente de interação com o novo aprender e com o saber já inbuido na pagagem desse aluno.
Postado pela aluna: Divina Lucia
De acordo com o texto de Maria Elizabeth, o ensino através de projetos vem proporcionar uma nova visão de educação,onde o aluno é o sujeito na construção do conhecimento,viabilizando assim novas metodologias de ensino e interação entre o ensino sistemático e a vivência do aluno.
Estou gostando de ver!!!!!! Mas... kd os outros???????????
Sempre nos empolgamos com o novo e no promeiro instante não olhamos as dificuldades...Muda tudo no trabalho com projetos de atividades. O primeiro passo é trabalhar nós mesmos, centalizar num ponto e "partir pra cima", é estar disposto a começar de novo e abandonar ideias arraigadas há muito. Seria rotina x mudança. Hoje nossos alunos tem uma visão de mundo muito superior a nossa, ele já nasce "antenado", enquanto nos estamos engatinhando no assunto, por isso devemos acompanha-los, investir em nós mesmos atráves dos projetos de aprendizagem. Já trabalho embasada em projetos e no inicio foi complicado, não que hoje seja mais simples mas meus alunos ja tem autonomia sobre nosso conteudo. O texto é claro, devemos respeitar o ritmo do aluno e caminhar com ele, ampliando seus horizontes. É desafiante, mas é muito compensador ve-lo expor seu ponto de vista, dar ideias, argumentar e saber que você o compreende. É como diz Rubem Alves, deixemos de ser eucaliptos e nos tornemos jequitibás. Os alunos agradecem e nós tambem, por termos acesso aos projetos atividades.
...a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total.(Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas). Assim podemos definir o grupo gestor de uma escola – a cabeça, entretanto, por ser a escola um espaço democrático, onde o sucesso só é possível se houver somas, esta cabeça, assim como afirmou Guimara~es Rosa, deve aumentar (compartilhar) para o total.
Para haver qualidade é necessário que tudo dentro da escola funcione bem, logo é imprescindível estabelecer uma rotina organizada que envolva metodologia pedagógica e administrativa.
Exemplo é a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico assim como as ações do PDE deve objetivar o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola, tornando-a um ambiente que respeita as diferenças culturais e valoriza a pluralidade.
A nossa bandeira é educação de qualidade que só pode ser oferecida se tivermos uma escola articulada com planos e ações estabelecidos e principalmente garantindo o dialogo e ter consciência de que todos que trabalham na educação são educadores independente da função ou cargo que ocupam, porque a escola que não consegue trabalhar em grupo jamais conseguirá garantir os quatros pilares que norteiam a educação de nosso país.
Sobre desenvolvimento de projetos vale ressaltar que:
Nessa época de grandes mudanças sociais a escola não deve se preocupar apenas com a transmissão de conteúdos, mas, ensinar o jovem a elaborar estratégias e recursos para interpretar o mundo em que vivem. Para que isso ocorra algumas preocupações são levantadas como: Os currículos têm sido elaborados respeitando os conhecimentos prévios e peculiares de cada comunidade escolar? Há uma preocupação especial com relação às concepções de ensino e aprendizagem em sala de aula? Acredita que, aquilo que os alunos aprendem não pode ser organizado a partir de temáticas decididas por um grupo de especialistas disciplinares, mas sim, de conceitos ou idéias chaves, que vão além das matérias. Os currículos escolares devem ser organizados partindo da priorização de projetos de estudo, com atividade docente diversificada, e com a idéia de seqüencialidade, ou melhor dizendo, utilizando-se de uma seqüência didática, (mini-projetos), em que, com certeza, os resultados serão bastante interessantes. O desafio maior é encorajar-se para fazer uso daquilo que foje ao costume diário, e o aspecto positivo é o aluno experimentar, ter participação ativa, "mão na massa", no desenvolvimento do projeto.
Cabe o professor provocar tomada dos projetos em momentos apropriados de acordo com o contexto e realidade que venha atender a necessidade da escola seja ela publica ou particular, para ofercer uma educação de qualidade com mudanças que incentive e favoreça uma vivencia de diferentes estilos e ritimos de ensinar os alunos. São articulações do projeto que propricia a superação e formação do ser humano para ambus serem parceiros da aprendizagem onde os mesmo executa aluno e professor, definen caminhos aseguir, é aprendizado e conhecimento que valoriza ainda mais o individuo a mudanças aprofundando na identidade disciplinares com conhecimento anteriormente adquiridos de certa forma o professor não terá inibições em reconhecer seus proprios conflitos, erros e limitações.
Numa atitude de parceria e compreenção apartir das mudanças pessoal e profissional.
O texto de Maria Elizabeth,nos mostra o novo.Trabalhar através de projetos, nos proporciona a chance de valorizar toda a bagagem que o aluno tráz consigo, ao ingressar na escola.Educar a partir do que se vê e se faz.Valoriza o conhecimento que o aluno já possui, porque o projeto visa aprimorar o que se sabe e descobrir novos horizontes de conhecimentos. Ir em busca do desconhecido
Trabalhar com projetos é sempre satisfatório, pois através dele temos uma integração maior entre o aluno, professor, e o que está sendo proposto. A socialização é fruto de muito trabalho e por isso o professor deve valorizar tudo que o aluno preparou e ser maleavél na hora da nota, pois nota-se que alguns se evoluem mais que outros, embora todos se envolvem de corpo e alma para que o trabalho sai a altura da proposta.
Trabalhar com projetos é sempre satisfatório, pois através dele temos uma integração maior entre o aluno, professor, e o que está sendo proposto. A socialização é fruto de muito trabalho e por isso o professor deve valorizar tudo que o aluno preparou e ser maleavél na hora da nota, pois nota-se que alguns se evoluem mais que outros, embora todos se envolvem de corpo e alma para que o trabalho sai a altura da proposta.
Trabalhar com projetos é sempre satisfatório, pois através dele temos uma integração maior entre o aluno, professor, e o que está sendo proposto. A socialização é fruto de muito trabalho e por isso o professor deve valorizar tudo que o aluno preparou e ser maleavél na hora da nota, pois nota-se que alguns se evoluem mais que outros, embora todos se envolvem de corpo e alma para que o trabalho sai a altura da proposta.
O novo nos chamam atenção...
Trabalhar com projetos se torna dirente quando saímos da rotina,tudo mudo ao trabalharmos com projetos de atividades. O primeiro passo é trabalhar nós mesmos, centalizar num ponto e "partir pra cima", é estar disposto a começar de novo e abandonar ideias arraigadas há muito.
Seria rotina x mudança. Hoje nossos alunos tem uma visão de mundo muito superior a nossa, ele já nasce "antenado", enquanto nos estamos engatinhando no assunto, por isso devemos acompanha-los, investir em nós mesmos atráves dos projetos de aprendizagem.
O texto é claro, devemos respeitar o ritmo do aluno e caminhar com ele, ampliando seus horizontes. É desafiante, mas é muito compensador ve-lo expor seu ponto de vista, dar idéias, argumentar e saber que você o compreende. É como diz Rubem Alves, deixemos de ser eucaliptos e nos tornemos jequitibás. Os alunos agradecem e nós tambem, por termos acesso aos projetos atividades.
Lembrando sempre o tema gerador que vai levar o aluno na busca do aprendizado.
Acredito que os projetos são de grande importancia, pois, quando bem elaborados e tendo toda a escola envolvida, com certeza terems resultados positivos. O ensino por meio de projeto torna-se um ensino de qualidade, pois, o aluno e o professor são peças fundamentais, onde existe a vontade de aprender e a fonte do saber.
A autora do texto ressalta a idéia de que projetos de aprendizagem é uma forma de planejamento e, como tal, não serve como "camisa de força", mas sim, signfica um direcionamento frente as situaçoes problemas encontradas no ambiente escolar. Percebe-se nas escolas que envolver toda a comunidade escolar é o principal entrave encontrado na execução de projetos. Em geral, alguns professores desenvolvem, de forma fragmentada, temáticas sem relevar o todo da aprendizagem dos alunos. Os projetos ainda continuam a mercê de cargas horarias, ou seja, são valvulas de escape, sendo escolhidos conforme sua facilidade de manipulaçao no meio escolar e não abrangem, em geral, persperctivas socioconstrutivistas em relaçao a aprendizagem dos alunos. Todavia, o direcionamento apontado pela autora conduz-nos a refletirmos sobre as possibilidades de ascensão no ensino atraves dos projetos, no qual é, sem duvida, a grande contribuiçao da autora neste texto. Enfim, sem projetos bem definidos não temos objetivos concisos para a educação, uma vez que nao teremos metas e estrategias de açao.
Segundo a autora “A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos envolve alunos e professor com os recursos da realidade em questao, incluindo o letramento digital e as novas tecnologias adaptada a todos os alunos, de acordo com todas as diferenças e necessidades que cada um possui.
De acordo com o texto de Maria Elizabeth, a escola que quer acompanhar as mudanças do mundo atual e realmente contribuir para uma aprendizagem significativa na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres; e dotado de habilidades e competências para responderem positivamente aos desafios do cotidiano, tem que adaptar-se às novas tecnologias e usá-las a favor da aprendizagem através dos "projetos". Pois, se trabalhados adequadamente, leva o aluno a socializar-se, a adquirir autoconfiança, enfim a vivenciar o novo, o desconhecido e construir sua própria aprendizagem.
Segundo Maria Elizabeth, "o professor que trabalha com projetos respeito os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada(...) ambos são parceiros e sujeitos de aprendizagem". Acredito que essa é uma das grandes contribuições do uso dos projetos de aprendizagem já que o professor deixa de ser aquele que sabe e o aluno aquele que apenas recebe. Ambos constroem a aprendizagem, respeitando o nível individual e as diferenças de desenvolvimento pessoal.
De acordo com Maria Elizabeth a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, o que muda no trabalho com projetos de aprendizagem é a metodologia que proporcionará um ambiente de interação criado para promover a construção do saber do aluno. Baseado no seu conhecimento prévio, professor e aluno tem autonomia para desenvolver esse processo aprendizagem. Esse é um desafio que ambos devem estar preparados para o surgimento de novas mudanças.
Com certeza isso é algo desafiador tanto para o professor quanto para o aluno e ambos devem e precisam ser preparados para essa mudança.
Segundo Maria Elizabeth "a aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas(...)que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas,desejos e interesses são mobilizados na construção de conhecimentos científicos. (...)Cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização"...
Acredito que “Aprendizagem por projetos” refere-se à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Parte do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, do princípio de que ele já pensava antes.
E é a partir de seu conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações, para se apropriar do conhecimento específico nas diferentes áreas do conhecimento.
A questão a ser abordada no projeto de aprendizagem deve partir da curiosidade, das dúvidas, das indagações do aluno, ou dos alunos, e não imposta pelo professor, este deve ser apenas o mediador da aprendizagem. Isto porque a motivação é intrínseca, é própria do indivíduo.
A proposta é bela e os resultados, creio, são excelentes. a grande pergunta é: Estamos todos preparados para o desafio? Estando ou não, vale a pena tentar e "embarcar" nessa nova cultura.
Trabalhar com projeto de apredizagem, segundo Maria E. B. Almeida, é importante na medida em que atenda a uma necessidade da comunidade. E para tal, deve "envolver todos os elementos do processo educacional".
Cabe ao professor agir como pesquisador, criando um ambiente que privilegie a construção do conhecimento e a comunicação entre as áreas disciplinares. Pois um projeto de aprendizagem é sempre aberto ao imprevisível, dando oportunidade de ser reelaborado durante a execução. Nesse caso, o mediador - professor precisa ser um assíduo registrador de tudo que ocorre nas etapas de desenvolvimento.
Mas diante disso surge a questão: Será que um professor de rede pública goiana seria capaz de mediar, com perfeição, um projeto de aprendizage, registrando tudo e fazendo as adaptações necessárias?
Creio que não seria impossível, mas que com a carga horária excessiva, seria muito penoso.
Por isso, assim como diz Joaquim Dolz: "A formação do professor precisa ser reconhecida como tempo de trabalho"
Conforme diz o texto de Maria Elizabeth o projeto é a melhor forma de conduzir o aluno a aprendizagem, pois através desse meio proporciona uma nova visão de educação, onde o aluno é o sujeito na construção do conhecimento, viabilizando assim novas metodologias de ensino e interação entre o ensino sistemático e a vivência do aluno. Nos dias modernos que estamos vivendo a escola não deve se preocupar apenas com a transmissão de conteúdos, mas, ensinar o jovem a elaborar estratégias e recursos para interpretar o mundo em que vivem. . Havendo com isso maior articulação na prática pedagógica e integração das diversas áreas do conhecimento, o que possibilita aos envolvidos uma reflexão contextualizada dos acontecimentos e situações. Com certeza isso é algo desafiador tanto para o professor quanto para o aluno e ambos devem e precisam ser preparados para essa mudança.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida,a prática pedagógica por meio de projetos é uma forma de envolver o aluno, o professor, os recursos disponíveis para promover a interação entre os elementos e propiciar uma aprendizagem com significados e autonomia.
A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que estabelecem a partir dos conhecimentos cotidiano dos alunos,com interesses na construção de conhecimentos cientificos.
Trabalhar com projetos significa flexibilidade, plasticidade e abertura ao imprevisível, sendo refletido e reelaborado durante a execução.
Rompe com as barreiras disciplinares, caminhando em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoal, grupal e global
No texto "Projeto: uma cultura de aprendizagem", Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida aborda de forma muito clara e positiva a importância dos projetos no cotidiano das escolas. Com esta prática pedagógica, há uma maior interação entre professores e alunos, que passam a estabelecer novas relações em diferentes ambientes de aprendizagem. Quanto aos recursos a serem utilizados, ela ressalta que devemos incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a
comunicação. Esta afirmação toca em um ponto crucial, pois acredito que a principal difculdade dos professores reside nesta questão: articular o uso das TICs, visando a apropriação de novos conhecimentos. Outro grande desafio é considerar o aluno como sujeito, respeitando os ritmos de aprendizagem, avaliando e valorizando cada etapa desenvolvimento do trabalho. Aprendi muito com a leitura deste texto, pois além de reforçar algumas concepções já adquiridas, pude esclarecer dúvidas sobre como adotar uma metodologia que potencialize o uso das tecnologias, não somente como recursos didáticos, mas como mecanismos de formação e letramento.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini, O desenvolvimento de um projeto trata-se de uma nova cultura do aprendizado que naõ se fará por reformas ou novos métodos e conteúdos definidos por especialistas que pretendam impor melhorias ao sistema educacional vigente. É uma mudança radical, que deve tornar a escola capaz de atender as demandas da sociedade, considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos, criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas solidariedade e liberdade responsável. O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadnia, que caracteriza o paradgma educacional emergente.
Trabalhar projetos é uma forma de envolver os alunos usar os recursos disponíveis para promover a interação com as TCIs e propiciar uma aprendizagem com significados e autonomia.
Pois projetos permite uma abertura ao imprevisível, sendo refletido e reelaborado durante a execução.
Rompe com as barreiras disciplinares, caminhando em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade .
Segundo Elizabeth Bianconcini de Almeida "atransformação do sistema educacional começa refletir a partir das mudanças pessoal e profissional envolvendo toda a comunidade escolar.
De acordo com Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida “A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos” deve se caracterizar como instrumentos necessários ao desempenho de funções e precisa conhecer, aceitar, valorizar e oferecer formas diferenciadas de aprendizagem para seu público alvo, respeitando suas diversidades. Uma condição indispensável na prática pedagógica orientada por projetos é a que implica reconhecer o seu caráter experimental e assumir uma função ativa na organização dessa experiência. É preciso estar aberto o suficiente para entender os vários movimentos, percebendo neles a possibilidade de caminhos inesperados, tendo a compreensão de que a aprendizagem não precisa limitar-se a uma aprendizagem de circuito único, mas poderão ocorrer aprendizagens sobre as variáveis dominantes que estão ocultas nas estratégias inovadoras do “ensinar, mediar e também aprender”.
Segundo o texto apresentado por Maria Elizabeth e a partir de outras referências que tenho o trabalho com Projeto de Aprendizagem significa romper com as várias barreiras que possam impedir professor e aluno a se tornarem verdadeiramente aprendizes, é aproveitar do conhecimento que o aluno traz, a partir de suas experiências vividas na família, no bairro, enfim no seu dia a dia para buscar, de forma construtiva o conhecimento.
Projeto de aprendizagem deve partir sempre de uma situação problema, ou seja, deve suprir as necessidades dos alunos para então se tornar interessante para sua realização. Sem dúvida é algo desafiador para o professor e para o aluno e estes precisam estar motivados e preparados para que o projeto de aprendizagem seja gerador de aprendizagem e conhecimento levando à mudanças siginificativas para os envolvidos neste processo.
Como diz o texto de Maria Elizabeth o projeto é a melhor forma de conduzir o aluno, pois através desse meio proporciona uma nova forma de educação, onde o aluno é o sujeito na construção do conhecimento, proporcionado assim novas metodologias de ensino e interação entre o conhecimento e a vivência do aluno. Trabalhar com projetos e respeita as diferentes formas de trabalho com os alunos, desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada.
Lendo o texto de Maria Elizabeth Bianconcini percebi que o ensino aprendizagem por meio de projetos facilita o trabalho do professor ao mesmo tempo que oportuniza aos alunos e professores sobre as situações problema para juntos buscarem soluções mais adequadas.Tornando assim o trabalho com projetos mais significante.
Maria Elizabeth, no seu texto afirma que o trabalho com projetos nos permite a uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos. O que muda no trabalho com projetos de aprendizagem é uma metodologia que proporciona um ambiente de interação criado para promover a construção de saber do aluno com base no seu conhecimento prévio,onde professor e aluno tem autonomia para desenvolver esse processo aprendizagem.
Uma das dificuldades de trabalhar com projeto aprendizagem é a utilização de recursos metodológicos diversos na prática de ensino.
Como afirma Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma nova cultura de aprendizagem. onde o aluno é o autor do conhecimento, capaz de solucionar uma situaçao problematizada a partir do que ele ja sabe e buscar compreender o que ele não sabe. Trabalho até então "desenvolvido" pelo professor que tem se comportado como aquele que detém o poder do saber, o único que indica o saber. Com o projeto de aprendizagem isso muda completamente, principalmente com o acesso às novas tecnologias, onde o aluno tem acesso ilimitado. Contudo cabe ao professor ser consultor, articulador, orientador, especialista e muito importante ser o facilitador do processo de aprendizagem do aluno. Assim, ele fará parte do elenco e dividirá a cena do espetáculo de aprender e ensinar, dispertando a imaginação, a inventividade, vivenciando a cooperação, o diálogo, a partilha e a solidariedade, pontos essenciais na concepção de educação. O desafio principal é começar, por em prática e analisar os resultados avaliando o que da certo e o que precisa ser mudado.É preciso experimentar para que a comunidade escolar perceba que vale a pena que faz diferença. Eu quero tentar!
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